LUCAS 7
LUCAS 7:38 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhes os pés, e ungia-lhos com o ungüento.
Essa cena foi na casa de Simão, o leproso, e este ao ver a mulher aos pés de Jesus, pensou: se este homem fosse de Deus, não permitiria que essa mulher o tocasse. Pois é uma pecadora.
Podemos fazer algumas observações: 1a.) A prostituição transforma-va homens e mulheres impuros constantemente, pela lei de Moisés. (Inclusive mesmo para os casais legais, quando havia emissão de sêmen, o homem estava impuro até o fim do dia). Essa mulher realmente estava impura. Ela estava beijando os pés de Jesus, mas como ela usava sua boca ?
onde ela punha a sua boca ? e o seu corpo, como ela usava, sua intimidade, sua nudez, todas as suas partes do corpo estavam à venda. Daí a reprovação de Simão.
2a.) Mas o próprio Simão, tinha lepra, provavelmente estava curado. Ele também tinha sido um impuro. Na lei judaica, o toque transmitia o pecado. No momento que a prostituta toca em Jesus, é como se Jesus tivesse cometido infração contra a lei mosaica.
Jesus, conhecendo o interior de Simão, fala a ele da misericórdia; da dádiva do perdão; ele mesmo, NÂO dera em Jesus um beijo de saudaçao como era costume judeu; NÃO colocara água para Jesus lavar os pés; NÃO pusera óleo para Jesus ungir a cabeça.
A QUEM MUITO É PERDOADO, MUITO AMA. Aquela mulher foi a única, em toda vida de Jesus, a tratá-lo como verdadeiro rei. Usando o perfume no vaso de alabastro e quebrando o vaso, para que houvesse exclusividade única para Jesus.
Aliás, Jesus se agrada desses sacrifícios que abalam o egoísmo (ou o dinheiro). Naquele vaso estava um ano de um assalariado. Marcos 14:13 fala que ela quebrou o vaso.
Luc 14:50 E disse à mulher: a tua fé te SALVOU; VAI-TE EM PAZ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário